HOME QUEM SOMOS EVENTOS MANUAL DO PET VIAJANTE CLASSIFICAÇÃO CLUBE 4 PATAS LOJINHA CONTATO
 
Novidades
Arquivo
ESPECIAL FÉRIAS DE VERÃO ANIMAL

Dezembro é sinônimo de férias, e férias inspiram viagens, não é mesmo? E, como não podíamos ficar de fora dessa, a Turismo 4 Patas, preparou este especial recheado de informações preciosas e tudo o que você precisa saber para curtir umas “férias animal”. De preferência, na companhia do seu pet, mas se não for possível, a gente também te ajuda a escolher o lugar ideal para deixá-lo.

 

Período de viagens, deliciosos passeios...férias!! Para os que estão com viagem marcada para curtir as férias e não contarão com a companhia do animal de estimação, quer seja por opção ou impossibilidade, uma das soluções pode ser recorrer a um amigo próximo, familiar ou um vizinho. Esta é uma boa saída, já que mantém o animal em seu espaço e ambiente familiar.

 

Mas, atenção: se esta for a opção escolhida, é preciso ter certeza de que essa pessoa irá cuidar muito bem de seu animal enquanto estiver ausente. O ideal é pedir ajuda para alguém de muita confiança e que tenha afinidade com o cão. E, claro, seja alguém que goste de animais.

 

Não deixe de passar recomendações importantes, como a quantidade de ração, os remédios a serem administrados (caso esteja tomando algum) e horários de passeios a serem cumpridos. Para evitar estresse no animal, é necessário manter a sua rotina.

 

Mas sabemos que encontrar alguém disposto a assumir essa importante missão de cuidar do seu amado bichinho não é fácil. No entanto, não é preciso desanimar, lembre-se de que ainda restam os hotéis para pets, onde o seu animal de estimação poderá ficar hospedado durante todo o tempo que você estiver viajando e sob os cuidados e a companhia de profissionais especializados. Saiba tudo sobre a escolha de um hotelzinho para o seu pet lendo o artigo Você vai, ele fica”, especialmente preparado pelo Portal.

 

Agora, você é do tipo que nem pensa na possibilidade de deixar o seu bichinho?! Sim, ele já faz parte da sua bagagem!! Mas surgem algumas dúvidas: Para onde ir? Onde se hospedar? Quais são os cuidados necessários para evitar “surpresas” durante a viagem?

 

Calma! O primeiro passo é verificar o estado de saúde do pet e colocar em ordem a carteira de vacinação dele. Se estiver tudo OK e, de preferência, com o aval do veterinário de sua confiança, siga para a escolha do destino.

 

Se você pensa em ir para o litoral, lembre-se de que nas praias de todo o Brasil, a circulação de animais é oficialmente proibida, o que poderá te trazer alguns problemas em relação aos demais frequentadores. Mas, se esta é a única opção, fique atento ao seu peludo para que a presença de vocês não seja incoveniente e tome alguns cuidados caso a temperatura esteja elevada, como por exemplo, o uso do protetor solar e hidratação.

 

Agora, se opção for no campo ou montanha, prepare-se para conviver intensamente com a natureza, desfrutar de muito espaço e do verde. E o melhor, saiba que os hotéis-fazenda (típicos desse tipo de destino) são maioria dentre as opções de hospedagem pet friendly.
 

Os pets demandam alguns cuidados especiais durante as férias de verão. Não somente pela proibição dos peludinhos nas areias, mas também por causa dos raios solares, que podem provocar queimaduras na pele do bichinho. Especialmente nos mais claros. Mantenha o seu melhor amigo sempre hidratado, fornecendo muita água, limpa e fresca para ele beber. 


 

O próximo passo: a reserva do hotel. Prefira os estabelecimentos que dispõem de área verde para que o seu bichinho possa esticar as patinhas e verifique se os quartos são grandes o suficiente para que você e o seu peludo estejam bem acomodados.  Ao efetuar a sua reserva, certifique-se de que o seu animal será bem-vindo. Consulte também as normas estabelecidas para a aceitação do bichinho e respeite as políticas de cada estabelecimento. Mantenha a limpeza dos locais e seja responsável por quaisquer incidentes ou acidentes causados por ele.

 

Prepare a bagagem do seu pet com todos os pertences preferidos e objetos que ajudem na adaptação do animal ao novo local, como cama, mantinha, comedouros, bebedouros e brinquedos. Sem esquecer da ração, que deve ser em quantidade suficiente para a duração da viagem. 

 

Se o trajeto for de carro fique atento às normas de segurança para o transporte do animal. Caixas de transporte, grades ou cintos de segurança para animais são acessórios que devem ser adotados pois, além do risco de acidentes, deixar o bicho solto é considerado infração pelo Código de Trânsito Brasileiro e pode acarretar multas, pontos somados à sua licença de motorista e a possível apreensão do seu veículo. Programe paradas para que o bichinho possa fazer as suas necessidades e mantenha-o sempre hidratado.

 

Agora, se a viagem for de avião, é necesário planejar com ainda mais antecedência. Verifique as normas e tarifas específicas de cada Companhia Aérea e informe-se sobre as exigências para transporte de pets. No caso de viagens para o exterior, é necessário obter o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) e verificar se há exigência de quarentena para o país a ser visitado.

 

No local, mantenha a rotina de alimentação e necessidades do seu animal e siga as normas de boa convivência para com os demais frequentadores. Desta forma, você e o seu pet serão sempre bem-vindos.

 

Com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas, e assim, ajudá-lo a curtir ainda mais as férias junto com o seu “companheirão”, elaboramos uma série de artigos especiais e você pode conferí-los nos links a seguir:

 

Sobre a polêmica cães X praias: Litoral animal

Conheça as doenças mais comuns do verão e proteja o seu pet: Doenças de Verão

 

Sobre como transportar o seu animal no carro com segurança: Segurança a Bordo

 

Busca de hotéis pet friendly: Use e abuse da nossa “Pesquisa de Hospedagem” na página principal do nosso site

 

Não sabe para onde ir? Inspire-se nos roteiros do Blog da Cléo

 

 

Ah, e não deixe de consultar o nosso “Manual do Pet Viajante”.

 

 

E não se esqueça do mais importante, com responsabilidade e segurança, aproveite ao máximo as suas férias e divirta-se muito ao lado do seu melhor amigo!!




Turismo 4 Patas



Este texto é de propriedade e autoria do Portal Turismo 4 Patas, sendo proibida a sua reprodução, total ou parcial, sem autorização prévia do autor e devido crédito.

Compartilhe!
Facebook
Youtube
Twitter
Instagram
Eventos
Próximos Eventos
Eventos Passados
Classificação
O que é a classificação T4P
Categorias de Classificação
Newsletter
 
Apoios e Parceiros:
© 2013. Turismo 4 Patas
Home Quem Somos Eventos Manual do pet viajante Classificação Clube 4 Patas Lojinha Contato Termo de Uso
 
 
Exibir somente estabelecimentos com avaliações.