HOME QUEM SOMOS EVENTOS MANUAL DO PET VIAJANTE CLASSIFICAÇÃO CLUBE 4 PATAS LOJINHA CONTATO
 
Novidades
Arquivo
04 de Outubro: Dia dos Animais e do seu protetor

No dia 4 de outubro é comemorado o Dia Mundial dos Animais. A data é celebrada desde 1930, em mais de 45 países, e serve não só para homenagear os nossos amiguinhos fiéis como também nos fazer refletir e lembrar os muitos animais que sofrem em mãos humanas.

 

Nesta mesma data, também se celebra o santo católico protetor dos animais, São Francisco de Assis.

 

Franciscus van Assisi nasceu em Assis, uma velha cidade da Itália, situada na região da Úmbria, em 26 de setembro de 1182. Filho de um rico comerciante, ainda jovem decidiu abrir mão de todos os bens materiais para seguir o evangelho de Jesus Cristo. Ficando, assim conhecido como o "pobrezinho de Assis". Sofreu de diversas doenças em um período de sua vida, a partir do qual decidiu passar a ajudar os mais carentes.

 

Franciscus, atualmente lembrado como Francisco de Assis, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e protegia-os. O santo dedicou sua vida à idéia de uma irmandade que integrasse todos os homens, à natureza e os animais. Chegou a comprar pássaros engaiolados para os ver voar de novo em liberdade. Por isso é tão comum encontrar imagens do santo italiano em sedes das entidades de proteção animal.

 

Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares dos nossos dias.

 

Morreu em 4 de outubro de 1226. Dois anos após a sua morte foi santificado. Ficou conhecido como o protetor dos animais e, em 1979, foi proclamado pelo Papa João Paulo II como o "Santo Patrono dos Ecologistas".

 

Seu amor pelos animais valeu a ele uma bela e conhecida oração. A “Oração da Paz”, também denominada de Oração de São Francisco, é uma oração de origem anônima que costuma ser atribuída popularmente a São Francisco de Assis. Foi escrita no início do século XX, tendo aparecido inicialmente em 1912 num boletim espiritual em Paris, França.

 

Em 1916 foi impressa em Roma numa folha, em que num verso estava a oração e no outro verso da folha foi impressa uma estampa de São Francisco. Por esta associação e pelo fato de que o texto reflete muito bem o franciscanismo, esta oração começou a ser divulgada como se fosse de autoria do próprio santo. Abaixo a oração em português:

 

Oração a São Francisco de Assis

 

Senhor: Fazei de mim um instrumento de vossa Paz!
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre,

Fazei que eu procure mais:
Consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
É perdoando, que se é perdoado e
É morrendo, que se vive para a vida eterna!

Amém

 

Em 1929 no Congresso de Proteção Animal em Viena, Áustria, foi declarado o dia da morte de São Francisco de Assis como o Dia Mundial do Animal, já que Francisco de Assis foi tão bondoso para os animais.

 

Em outubro de 1930, foi comemorado pela primeira vez o Dia Mundial do Animal. No dia 15 de outubro de 1978 foram registrados os direitos dos animais por meio da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Animal pela Unesco.

 

O dia 04 de Outubro foi também escolhido para comemorar o Dia Nacional de Adotar um Animal.  Idealizado pela presidente da Fundação Animal Livre (www.animalivre.org.br), o projeto nasceu para semear a paz, valorizando os princípios e valores pregados pelo padroeiro da Causa Animal, São Francisco de Assis. A proposta é que nesse dia se realizem eventos nos quais a sociedade possa discutir o assunto, provocando um questionamento, disseminando informações corretas, acabando com preconceitos sobre a adoção de animais abandonados.

 

Lembre-se, não só no Dia Mundial do Animal, mas em todos os dias, devemos amar e respeitar os animais e defendê-los dos muitos os crimes a que são submetidos sem a menor piedade ou respeito.

 

Portal Turismo 4 Patas
Compartilhe!
Facebook
Youtube
Twitter
Instagram
Eventos
Próximos Eventos
Eventos Passados
Classificação
O que é a classificação T4P
Categorias de Classificação
Newsletter
 
Apoios e Parceiros:
© 2013. Turismo 4 Patas
Home Quem Somos Eventos Manual do pet viajante Classificação Clube 4 Patas Lojinha Contato Termo de Uso
 
 
Exibir somente estabelecimentos com avaliações.