HOME QUEM SOMOS EVENTOS MANUAL DO PET VIAJANTE CLASSIFICAÇÃO CLUBE 4 PATAS LOJINHA CONTATO
 
Novidades
Arquivo
O Turismo Pet

  Como legítimos membros da família, os pets cada vez mais estão presentes nas férias, passeios e momentos de lazer. O fenômeno da humanização é crescente e traz às pessoas a necessidade da companhia constante dos seus mascotes. Algumas chegam até a desistir de viajar se não puder levá-los.

 

  Em países como os Estados Unidos e o Canadá, o “turismo pet” é um segmento valorizado e em constante expansão que já conta com uma impressionante quantidade de empresas especializadas em serviços de turismo e organização de eventos para pets. É também comum os hotéis aceitarem como hóspedes os animais que acompanham seus donos. Em alguns casos, com direito até a uma recepção especial, que pode incluir desde biscoitos e ração servidos em pratos personalizados a massagens, dependendo, claro, do estabelecimento.

 

  Além disso, existem sites que são verdadeiros “Guias de Turismo Pet” on-line, apresentando os roteiros das principais cidades, listas de restaurantes, parques, hotéis, praias e todos os locais que possam ser frequentados por pets. Também há agências de turismo que providenciam absolutamente tudo, desde o transporte até a reserva do hotel, para que a viagem dos pets e seus proprietários seja inesquecível. E vamos ainda mais longe na especialização, como a organização de excursões onde os pets e proprietários podem realizar atividades radicais como canoagem e rafting e a criação de um acampamento de férias para pets e, claro, seus inseparáveis donos.

 

  No Brasil, o foco do mercado para pets é bastante promissor mas ainda não chegou a tanto, especialmente porque pouquíssimas agências de viagem e guias do setor hoteleiro possuem informações sobre o tema.

 

  Adicionalmente, uma das principais barreiras apontadas por aqueles que não viajam em companhia dos seus mascotes é o fator financeiro. No entanto, este é mais um tabu a ser derrubado pois, quando não são levados nas viagens, os cuidados com os pets podem acarretar altos custos a depender da opção escolhida (hotel para animais, serviço de Pet Sitter, etc). O que conclui que, considerando os fatores que possam constar ou não no orçamento da viagem (taxa cobrada pelo hotel referente à estadia do pet com os donos, custos com transporte do animal, etc), em alguns casos, pode sair muito mais caro a opção de deixar o mascote. Sem falar que corremos o risco de abrir mão da companhia mais fiel, divertida e verdadeira que se pode desejar durante uma viagem.

  

Felizmente, este cenário está mudando e os brasileiros estão viajando cada vez mais, dentro e fora do país, acompanhados de seus animais de estimação. Um recente levantamento do Instituto Pasteur, em São Paulo, aponta que, de Janeiro a Agosto deste ano, foram emitidos, por mês, uma média de 170 laudos que autorizaram viagens de pets para destinos internacionais. Um crescimento de 21% em relação ao ano de 2006. Do total de laudos, 90% são para cães. Consequentemente, cresce também o número de estabelecimentos que se adaptam a esta realidade do mercado.

 

Numa pesquisa realizada pelo Portal Turismo 4 Patas, foram levantados mais de 200 meios de hospedagem brasileiros onde os “hóspedes de 4 patas”, juntamente com os hóspedes convencionais, são mais que bem-vindos. E acreditamos que este número de meios de hospedagem Pet Friendly (amigo dos animais) seja muito maior. O problema é que os estabelecimentos não divulgam esse diferencial. Ou melhor, não divulgavam!!! Porque o Portal Turismo 4 Patas chegou para mudar este cenário e incorporar o conceito de “férias com o melhor amigo”.

                                                                                                 

Texto: Larissa Rios.

Compartilhe!
Facebook
Youtube
Twitter
Instagram
Eventos
Próximos Eventos
Eventos Passados
Classificação
O que é a classificação T4P
Categorias de Classificação
Newsletter
 
Apoios e Parceiros:
© 2013. Turismo 4 Patas
Home Quem Somos Eventos Manual do pet viajante Classificação Clube 4 Patas Lojinha Contato Termo de Uso
 
 
Exibir somente estabelecimentos com avaliações.